top of page

10 Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa

  • imobiliariapelegrini
  • 14 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

Navegar tão devagar que até parece internet discada, o pesadelo de assistir vídeos em streaming que ficam travando, quedas de sinal do Wi-Fi e “zonas mortas” (áreas onde o sinal do Wi-Fi não chega). Cada um desses problemas é enlouquecedor em um mundo onde ficar online tornou-se, para alguns, tão necessário quanto respirar. Bem, talvez não tão necessário, mas muito importante. Se a única maneira de conseguir uma recepção decente é estar na mesma sala que o seu roteador sem fio, essas dicas simples podem ajudar a otimizar sua rede.

1. Encontre o local perfeito para o seu roteador

Os roteadores podem ser feios, mas isso não significa que você deve escondê-los atrás do rack da TV. Se você quiser o melhor sinal, vai precisar dele exposto, livre de quaisquer paredes e obstruções. Aponte as antenas perpendicularmente, certifique-se de que o aparelho esteja no centro de sua casa, para que você tenha a melhor cobertura possível em todo o imóvel e lembre-se: quanto mais alto, melhor!

2. Atualize seu roteador

Aparelhos desse tipo acabam ficando ultrapassados rapidamente. Se você tem dificuldades com o seu dispositivo, talvez seja o momento de comprar um novo. Aproveite e cheque qual é o mais adequado às suas necessidades de uso.

3. Localize o canal wireless correto

Os roteadores dos seus vizinhos podem estar interferindo com o seu e fazendo com que o sinal fique ruim. Os roteadores sem fio podem operar em um número de canais diferentes e você quer que o seu funcione em um canal com o mínimo de interferência possível. Use uma ferramenta como o Wifi Analyzer (https://goo.gl/fyLMXF) para encontrar o canal perfeito para sua casa.

4. Livre-se de interferência de outros aparelhos

Já brincou com walkie-talkies quando era criança? Lembra que se os dois aparelhos não estivessem no mesmo “canal” não funcionavam?

Todos os roteadores modernos são multicanais (como os walkie-talkies), para que possam alternar entre diferentes faixas ao se comunicar com seus dispositivos (notebooks, celulares, tablets). Você tende a usar qualquer que seja o padrão do roteador, mas se as redes sem fio vizinhas também estiverem usando o mesmo canal, acontecerá um congestionamento de sinal. Escolha um que esteja menos congestionado e mude manualmente seu roteador para transmitir nesse canal. Você pode encontrar essa configuração na interface de administrador da rede sem fio.

5. Reinicie o aparelho

Por mais bobo que pareça, reiniciar o roteador pode ter efeito. Quando a internet estiver muito lenta, ou não estiver funcionando, tente desligar e, em seguida, ligar o aparelho. Trocar a posição das antenas também pode funcionar.

6. Controle aplicações que “roubam” banda larga

A maioria dos roteadores modernos vêm com ferramentas de qualidade de serviço (QoS) para limitar a quantidade de banda larga usada pelos aplicativos. A última coisa que você quer é ter seu vídeo ou qualidade de chamada diminuída só porque alguém está baixando um arquivo de vídeo gigantesco do Dropbox, por exemplo. Existe a possibilidade de especificar quais aplicativos e serviços recebem prioridade e definir downloads como prioridade mais baixa em certas horas do dia. Claro, vai demorar mais para obter esse arquivo, mas todos os outros na rede vão agradecer. As configurações de QoS normalmente podem ser encontradas em configurações avançadas na interface de administrador da rede.

7. Aumente o Wi-Fi com truques “faça você mesmo”

Colocar um pouco de papel alumínio atrás do roteador reflete as ondas do Wi-Fi e melhora a conexão. Você também pode usar uma lata de alumínio vazia para estender o alcance do seu aparelho. Os resultados não serão necessariamente incríveis, mas não custa tentar, certo?

8. Substitua a Antena Se o seu roteador tem uma antena interna, adicionar uma externa seria uma boa ideia já que ela tende a enviar um sinal mais forte. Muitos fabricantes de roteadores vendem antenas omnidirecionais (que enviam um sinal para todas as direções) ou direcionais (que enviam um sinal em uma direção específica). A maioria das antenas internas tendem a ser omnidirecionais, por isso, se você está comprando uma externa, deve ser "high-gain" para realmente fazer a diferença. Uma antena direcional tende a ser uma opção melhor. Aponte a sua antena externa na direção da área com sinal baixo. Verifique o site do fabricante do roteador para obter detalhes sobre como comprá-los.

9. Qual é a sua frequência?

Cheque a interface de administrador da rede e certifique-se de configurar o desempenho em ótimo. Se você tiver um roteador de faixa dupla, provavelmente obterá melhor taxa de transferência para a faixa de 5 GHz em vez de usar a mais comum (2.4GHz). Desta maneira o mínimo que pode conseguir será uma interferência menor de outras redes sem fio e dispositivos porque a frequência de 5GHz não é tão comumente usada. Trocar é muito simples. Veja se a interface de administrador do seu roteador oferece 5GHz. Caso a resposta seja positiva, habilite-a e configure a rede como faria normalmente.

10. Use um extensor de alcance wireless

Às vezes pode ser apenas uma questão de tamanho do cômodo. Todos os roteadores são capazes de transmitir de forma confiável até uma determinada distância, mais alguns centímetros e o sinal fica fraco. Se sua rede sem fio cobre uma área grande, você precisa de um extensor de alcance sem fio - também conhecido como um repetidor sem fio ou um extensor Wi-Fi - para ajudar a aumentar o seu sinal. Essa também é uma boa ideia se houver paredes grossas ou outras estruturas físicas que bloqueiam os sinais.

O extensor de alcance é semelhante a um roteador, mas funciona de forma diferente. Para começar, ele pega o sinal Wi-Fi existente do seu roteador só o retransmite. Para o seu roteador, ele é apenas mais um endereço IP, como o seu computador. Mesmo que não seja um router, você ainda deve pensar nas mesmas regras quanto a descobrir onde colocar o extensor. Ele deve estar perto o suficiente para que seu roteador principal envie um bom sinal e perto o suficiente dos pontos fracos da rede (aqueles cantinhos que o Wi-Fi não alcança) para que o repetidor realmente possa fazer o seu trabalho.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page